O Google Ads é uma plataforma de publicidade do Google que permite que você divulgue produtos e serviços na internet de forma rápida e mais eficiente. Essa ferramenta te permite ter um controle sobre o orçamento e sobre a maneira de cobrança dos seus anúncios, podendo escolher por clique (CPC), visualização (CPM) ou resultados (CPA). 

Uma das vantagens de usar o Google Ads, é que o seu anúncio será exibido no momento certo, para o público que tem interesse no seu produto ou serviço. Os clientes em potencial poderão encontrar os seus anúncios enquanto navegam pelo computador ou demais dispositivos móveis. Dessa forma, o Ads é uma excelente opção para promover a sua empresa, produtos ou serviços de maneira mais direcionada, segmentada e mensurável. 

Para compreender melhor o porquê dessa plataforma ter se tornado tão fundamental para um maior alcance de audiência e conversões de compra do seu produto, vamos colocar da seguinte forma: O Google é o maior mecanismo de buscas do mundo, ultrapassando barreiras culturais e tornando-se algo fundamental na vida das pessoas, afinal, sempre que temos uma dúvida ou gostaríamos de saber mais sobre algo, procuramos respostas dentro do próprio Google.  

Além disso, o Google Ads permite utilizar diferentes formas de segmentação para que o seu anúncio seja mais eficaz. Saiba como você pode segmentar o seu anúncio: 

  • Keywords ou palavras-chave: quando o cliente em potencial procurar uma palavra ou uma frase que represente o produto ou serviço, o seu anúncio será exibido. 
  • Segmentação por tópicos e canais:  dentro da plataforma você poderá escolher tópicos específicos como: futebol, receita de salgados caseiros e outros, e dessa forma os anúncios serão exibidos para vários sites e ou canais específicos do Youtube para a veiculação do seu anúncio, caso tenha escolhido para campanha esta plataforma. 
  • Público-alvo: através dessa segmentação é possível que o seu anúncio chegue para pessoas que tenham um perfil que combinem com a sua empresa e dessa forma os anúncios podem aparecer para as pessoas mesmo que elas não tenham procurado por algo diretamente relacionado ao seu produto ou serviço. 
  • Local de exibição: é possível escolher onde os anúncios estarão sendo exibidos, como sites de empresas, blogs e outros. 
  • Idade, localização e idioma: na plataforma você pode escolher para qual idade, localização geográfica e o idioma que deverá ser impactado pelo anúncio. 

Além desses fatores citados acima, você pode programar o seu anúncio para ser exibido em determinados dias, horários e ainda escolher a frequência de exibição dos anúncios. Outro ponto é selecionar o dispositivo que você quer que o seu anúncio seja exibido, você pode ajustar quando e quais aparelhos (smartphones; laptops, tablets e computadores) o seu anúncio deverá aparecer

Você deve estar se perguntando como vou saber se o meu anúncio terá uma boa posição? 

O primeiro passo é tornar o seu anúncio qualificado, usando as palavras-chaves adequadas e com textos relevantes. Quanto melhor a sua escolha, mais pontos você vai ganhar na hora que alguém realizar uma pesquisa e o sistema do Google Ads começar a fazer a seleção dos anúncios qualificados para serem exibidos. 

Essa qualificação se dá através do índice de qualidade do Google Ads, onde proporciona que mesmo que os lances da concorrência sejam superiores, devido ao leilão das palavras-chaves, o seu anúncio ainda irá poder conquistar uma posição de destaque maior e por preço menor. 

A posição em si de um anúncio é definida pelo preço máximo por clique x índice de qualidade da palavra- chave. 

Compreenda um pouco mais sobre o índice de qualidade: É uma estimativa da qualidade dos anúncios, das palavras-chaves e da página de destino (landing page). Através desse índice é possível ter uma ideia da qualidade dos anúncios em “Análise de palavras-chave” da sua conta. Os componentes de um índice de qualidade são: 

  • CTR (taxa de clique);
  • Relevância do anúncio;
  • Experiência na página de destino.

  

Agora você já tem uma compreensão um pouco melhor do Google Ads, não esqueça de investir e planejar na sua estratégia de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo, para que em médio e longo prazo você possa ir gerando lucros e um bom tráfego para sua empresa. Caso você precise de ajuda de uma empresa especializada para criar e acompanhar as suas campanhas de anúncios fale com a nossa equipe através do e-mail (falecom@boacomunicação.net) e descubra como a Boa Comunicação pode ajudar o seu negócio a se destacar na web e alcançar os seus objetivos.