O AdServer é um programa que gerencia os anúncios publicitários que podem ser visualizados no sites, buscadores, redes sociais e outros aplicativos, ou seja, essa ferramenta permite que anúncios pagos nos meios digitais, possam ser configurados e segmentados de acordo com a palavra-chave, preferências ou dados relevantes dos usuários. Além disso, permite que quem use a ferramenta, como forma de distribuição do anúncio, possa medir os resultados de cada ação. 

Além do monitoramento, a aplicação permite a realização de uma auditoria de performance e entrega de resultados de campanhas online.

Veja como funciona neste exemplo:

Você possui um site que vende espaços publicitários para banners e algum órgão público tem interesse em contratar o seu espaço. A contratação hipotética é realizada tendo em vista uma quantidade de vinte mil visualizações no período de um mês. Conforme  a legislação vigente para publicidade na administração pública, o veículo deve comprovar que o banner foi exibido conforme a contratação. É exatamente aí onde entra a ferramenta de Ad Server, documentando a performance da campanha e garantindo os resultados contratados para efeitos de monitoramento e auditoria. Como não se trata de uma ferramenta proprietária da Agência que a operacionaliza e sim de um serviço é possível garantir que não houve manipulação de dados, uma vez que existe acesso de edição de informação, ou seja, é impossível alterar os dados.

Quais tipos de resultados podemos medir? 

  • Impressões: quantas vezes o anúncio apareceu na tela do usuário;
  • Cliques: quantidade de vezes que alguém clicou no anúncio;
  • Conversões: quantas vezes um usuário clicou no anúncio e realizou uma ação concreta no site. 

Através desses dados é possível conhecer o retorno do investimento em diversos momentos e dessa forma podemos otimizar a estratégia digital. Para usar a ferramenta do AdServer, é interessante usar um software que irá auxiliar na distribuição da mídia. Dentre os softwares, está o AdGlare, que desde de 2013 atua no cenário de forma eficaz. 

Ao configurarmos uma campanha de Adserver uma Ad Tag é enviada ao cliente para que possa fazer a instalação em seu site ou blog. Essa Ad Tag é uma tag HTML ou código JavaScript que é colocado em uma página da web onde o anúncio deve ser exibido. A tag faz uma solicitação de anúncio aos mecanismos do AdGlare, solicitando o retorno de um anúncio. No AdGlare, as tags de anúncio são geradas no nível da zona, o que possibilita que em caso de novas campanhas que o cliente queira veicular, nos meios selecionados anteriormente, não é necessária a instalação de uma nova tag, podendo usar a tag que já está instalada, mudando apenas o criativo (peça usada na campanha).

Ao utilizar um AdServer é interessante ter consciência de alguns pontos importantes a serem considerados para um melhor fluxo da operacionalização das campanhas:

  • Prazo de início e fim da campanha;
  • Imagens nos tamanhos corretos (o nome da imagem deve conter o tamanho em pixels);
  • Lista dos veículos e tamanhos ( de preferência em texto e não imagem );
  • E-mails dos responsáveis por cada veículo para que seja efetuado o cadastro no sistema;
  • O prazo para configuração do Ad Server é de 2 dias úteis antes do início da campanha;

Quer começar a usar o AdServer nas suas campanhas digitais? Entre em contato conosco, através de e-mail (falecom@boacomunicação.net), para saber como a Boa Comunicação pode ajudar o seu negócio a atingir os objetivos de Marketing Digital. É importante salientar que ao contratar o serviço de AdGlare/AdServer junto a Boa Comunicação, a responsabilidade de instalação das tags fica a cargo de cada veículo, cabendo a agência apenas o repasse das mesmas.